O CAMINHO DAS ÁGUAS

No Dia Mundial da Água (22), a Biowash traz a reflexão: como ser mais consciente e colaborativo com a água, que consumimos?


Somos água. Ainda quando crianças, em média, 75% do nosso corpo é constituído por água, quando envelhecemos esse percentual diminui para 50%. Somos um verdadeiro fluir. A informação é, apenas, para relembrar o significado da água, elemento vital. 70% do nosso planeta também é coberto por água, terra azul! Mas, somente, 1% desta água é considerada potável. Um recurso disponível, necessário. Mas, que cessa.

22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), e que nos convida a refletir sobre como cada um de nós lida com este patrimônio imensurável. Trazer consciência para a forma como consumimos não é olhar para o macro, mas sim para os nossos hábitos dia após dia.


Diferente do lixo, que fica ali escancarado em nossas pias, pedindo um destino e nos incomodando com o seu cheiro, a água segue fluida e silenciosa pelo ralo. Tantas vezes, nem nos damos conta do desperdício e da nossa responsabilidade sobre a contaminação.

Água e óleo não se misturam. Mesmo assim, ainda insistimos em jogar pelo ralo aquele óleo usado na hora de fritar os alimentos. 1 litro de óleo de cozinha, pode contaminar até 25 mil litros de água, provocar a morte de peixes e outras espécies, além de causar entupimento e dificultar o tratamento da água.


Ao lavar a louça, por exemplo, podemos gastar 243 litros em apenas 15 minutos (fonte: Sabesp). E o impacto não está apenas no desperdício, mas na qualidade da água que devolvemos para o meio em que vivemos. Afinal de contas, os produtos de higiene e limpeza, também seguem para o ralo carregando tensoativos, corantes, fragrâncias sintéticas, cloro, formaldeído, solventes e mais uma infinidade de compostos químicos.

E seguindo o caminho do ralo, a água também leva aqueles saquinhos plásticos, copos descartáveis, canudos... Segundo dados divulgados pela ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos na água supere a de peixes.


No Brasil, 55% de tudo que jogamos pelo ralo, segue para os rios, lagos e oceano sem nenhum tipo de tratamento. Somente, 45% do nosso esgoto é tratado (Fonte: Instituto Trata Brasil) e o que envolve alto custo operacional. O esgoto captado por tanques é submetido a uma série de etapas que incluem floculação, separação de impurezas, filtragens, cloração até que a água poluída esteja apta a ser reutilizada ou devolvida sem ser uma ameaça à saúde e ao meio ambiente. Mesmo passando por tudo isso, ela ainda não é considerada potável.


Diante disso, cabe a cada um de nós escolher ter uma mudança de postura, que seja nas atitudes corriqueiras, tantas vezes impensadas, do dia a dia. É armazenar o óleo de cozinha, para que seja descartado da forma correta. Na hora de comprar, escolher produtos de limpeza livres de petroquímica, com selos de certificação que atestem a sua procedência. Outro cuidado é priorizar produtos, que usem fragrâncias e corantes naturais. Ler os rótulos também deveria se tornar um hábito, porque só assim sabemos o que consumimos. E na hora de limpar a casa, que tal varrer mais, aspirar mais, usar menos água, fazer o reuso?

No Dia Internacional da Água o convite é mesmo trazer reflexão e ação. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. Afinal de contas, a água também

somos nós!


“A água não é, somente, herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras”

(Art. 5º - Declaração dos Direitos Universais da Água - ONU).


E você, qual o seu lugar nesta caminhada?

FALE COM A GENTE

(11) 4016.4160

vendas@biowash.com.br

ONDE ESTAMOS

Av. Donatelo, 32 - Jarinú/SP

Funcionamento: 2ª a 6ª feira

das 7:30 às 17:00hs

BIOWASH NAS REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

FORMAS DE PAGAMENTO

Todos os direitos reservados para Biowash Industria e Com Imp Exp Ltda - CNPJ: 15.140.856/0001-30  © 2017