PLÁSTICO: O QUE EU FAÇO COM ELE?

Está mais do que na hora de mudar a nossa relação com o lixo que descartamos, criando uma relação mais responsável e consciente.


Apenas, 1,2% do plástico jogado no lixo é reciclado!

O plástico está por todo lado! Boa parte de tudo que compramos e consumimos vem dentro de embalagens plásticas, fora uma outra infinidade de produtos que usam-o como matéria-prima. Este ano, a WWF (Fundo Mundial para a Natureza) divulgou uma pesquisa mostrando que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico e um dos países que menos recicla. Estima-se que cada cidadão produza, em média, aproximadamente 1 quilo de lixo plástico por semana. E o destino desse material é, em grande maioria, o descarte. Apenas, 1,2% do plástico jogado no lixo é reciclado!


Mudar este cenário parece desanimador. Mas, a verdade é que as ações estão prontas para serem feitas a partir de cada um de nós, dentro de nossas casas. Uma jornada que se fortalece com a atuação efetiva das empresas e indústrias e, claro, com políticas públicas que conscientizem, incentivem e incrementem a mudança.


Desde o início da Biowash, em 1994, sempre houve a preocupação e a tomada de medidas para reduzir o impacto ambiental durante todo o processo de produção, inclusive, o descarte das embalagens. Tanto é que, o primeiro multiuso já foi desenvolvido num frasco de 1 litro podendo render até 25 litros ao ser diluído em água. Além disso, também foram criadas embalagens mais econômicas, como os galões de 5 litros.


A partir de outubro, todas as embalagens de 1 e 5 litros serão produzidas com o chamado plástico verde, feito a partir da cana-de-açúcar e 100% reciclável.


“É uma alternativa que minimiza a emissão de CO2 na atmosfera e não compromete a cadeia de reciclagem, além de utilizarmos também resina de plástico reciclado”, explica Becky Weltzien - proprietária da Biowash.


No Brasil, existe uma Política Nacional de Resíduos Sólidos que determina a meta de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas. Isso significa que, a empresa torna-se responsável por reciclar o equivalente à sua produção de embalagens vendidas e descartadas, compensando o impacto ambiental e fomentando a cadeia de reciclagem.

A Biowash adota a logística reversa da embalagem, por isso, em todas as nossas embalagens você encontrará o Selo Eureciclo.


“Ao estampar o rótulo dos produtos, o selo comunica aos consumidores o engajamento da marca com a reciclagem. Para o consumidor, fica o benefício de comprar de uma marca que se responsabiliza com a sua embalagem, sabendo que o impacto criado através da sua compra será positivo ao meio ambiente. Mas é importante relembrar ao consumidor que a responsabilidade é compartilhada, então cabe a ele descartar os seus resíduos de maneira adequada, separando os secos dos orgânicos e os destinando à reciclagem”, explica a Isabella Franschini, Customer Success da EuReciclo.


Hoje, 1200 empresas no Brasil trazem o selo EUreciclo gerando um impacto social em 23 cooperativas ativas e 48 centrais de triagem.


“Um dos nossos maiores desafio é o entendimento da responsabilidade compartilhada por parte das empresas. Elas muitas vezes não enxergam as embalagens dos produtos que comercializam como uma responsabilidade e postergam adotar uma solução. Os avanços da legislação e a pressão dos órgãos reguladores têm mudado muito esse cenário no último ano, mas temos muito a conquistar. Um segundo desafio seria a outra ponta: o descarte correto dos resíduos através dos consumidores. A consciência ambiental dos consumidores também é muito importante. E é algo que buscamos alcançar através das nossas redes sociais, com conteúdos educativos. No entanto, é importante também que existam políticas públicas voltadas à educação ambiental da nossa sociedade, só assim conseguimos uma transformação estrutural. É por meio do engajamento das empresas e consumidores que teremos uma mudança positiva e aumentaremos os índices de reciclagem no Brasil”, enfatiza Isabella.


Para finalizar, “prefira os concentrados e sempre que possível reutilize as embalagens antes de levar para a reciclagem. Depende de cada um de nós de se conscientizar com relação ao lixo e a sua destinação”, finaliza Becky.

FALE COM A GENTE

(11) 4016.4160

vendas@biowash.com.br

ONDE ESTAMOS

BIOWASH NAS REDES SOCIAIS

Av. Donatelo, 32 - Jarinú/SP

Funcionamento: 2ª a 6ª feira

das 7:30 às 17:00hs

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

FORMAS DE PAGAMENTO

Todos os direitos reservados para Biowash Industria e Com Imp Exp Ltda - CNPJ: 15.140.856/0001-30  © 2017