TERAPIA DOS CHEIROS. Conheça os benefícios da aromaterapia para o corpo e para a mente.


De repente, aquele cheiro delicioso! E tudo muda! É o bolo saindo do forno na casa do vizinho, trazendo “sabor de infância”. Um café quentinho, passado na hora, que mesmo antes de ser provado traz uma lembrança. E cheiro de bebê novinho então? Indescritível! Basta fechar os olhos e sentir!


Certamente, ao concluir o primeiro parágrafo desse texto, você acessou um momento único da sua própria história. O mesmo perfume que para alguns provoca um sorriso, para outros é sinônimo de lágrimas, dá um aperto no peito de saudade.


Os cheiros têm esse poder de despertar emoções, memórias e até reações físicas. E, justamente por isso, podem ser usados como aliados para manter o nosso bem-estar físico e mental. Já ouviu falar em aromaterapia? Talvez tenha até experimentado sem saber o nome. Essa terapia usa óleos essenciais retirados das plantas para auxiliar o tratamento de dores musculares, de cabeça, insônia, depressão, ansiedade e muitos outros problemas.


A terapeuta Luciana Cintra, que estudou e usa aromaterapia no trabalho e na vida cotidiana, lembra que existem registros de civilizações primitivas que já usavam as plantas aromáticas. No Antigo Egito, olha que curioso, já se faziam colchões e almofadas cheios de pétalas de rosas e outras flores para que o cheiro ajudasse a relaxar e melhorar o sono. O alecrim era usado para aliviar dor de cabeça. Hoje, basta acessar a internet para encontrar inúmeras pesquisas científicas, aqui no Brasil e no exterior, que testam os benefícios dos óleos essenciais. Muitas já relacionam o uso de óleos essenciais com a melhora de níveis de estresse e dores musculares, por exemplo.


Luciana Cintra explica: “O olfato está diretamente ligado a mecanismos fisiológicos que regem as nossas emoções. Quando voltamos a sentir o mesmo cheiro, a memória afetiva é ativada e a conexão entre o aroma e a emoção correspondente torna-se perceptível. Assim, fica fácil entender como a simples inalação de um óleo essencial afeta diretamente o subconsciente.”


O tratamento pode ser feito com massagem, água de banho, cosméticos, aromatização do ambiente e, inclusive, ninguém para pra pensar mas até na limpeza da casa é possível usar a aromaterapia.


Aqui vale uma dica: não é apenas escolher um produto com cheiro gostoso para fazer a faxina e deixar a casa perfumada. O efeito terapêutico está nos óleos essenciais puros e não em aromas artificias sintéticos.



Se você não conhece os benefícios de cada essência veja algumas dicas que ajudam na escolha das fragrâncias que harmonizam a casa:


- COZINHA: o óleo de citronela e de laranja têm função repelente e servem para afastar moscas e mosquitos do ambiente onde o alimento é preparado;

- BANHEIRO: óleos que têm cheiro herbal, como capim-limão, ajudam a eliminar os odores desagradáveis;

- QUARTO: a lavanda é muito usada por ter efeito relaxante;

- ESCRITÓRIO: aromas mais vitalizantes, como limão e hortelã, que ajudam a “clarear”

as ideia.


Lembre-se de que a escolha é pessoal e intuitiva. Perceba o que cada cheiro desperta em você. Tranquilidade? Frescor? Sensação de casa limpa? Veio alguma lembrança ao sentir aquela fragrância?


O convite é para experimentar, observar e respeitar a si mesmo.


0 visualização

FALE COM A GENTE

(11) 4016.4160

vendas@biowash.com.br

ONDE ESTAMOS

Av. Donatelo, 32 - Jarinú/SP

Funcionamento: 2ª a 6ª feira

das 7:30 às 17:00hs

BIOWASH NAS REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

FORMAS DE PAGAMENTO

Todos os direitos reservados para Biowash Industria e Com Imp Exp Ltda - CNPJ: 15.140.856/0001-30  © 2017