• Redação BW

QUAL O SEU OLHAR PARA O MUNDO?

Neste mês, a Biowash traz a história da Juliana Zanella, que a partir de um olhar cuidadoso para o lixo, criou uma relação inspiradora com tudo aquilo que consome.


Juliana ainda era uma criança. Na saída da escola, ao ver uma amiga querendo arremessar um pote de iogurte na rua, mesmo estando ao lado de uma lixeira, tentou impedir. Não adiantou. E, desde então, tomou a decisão de não aceitar lixo fora do lixo. Brinca que se tornou a amiga chata. A lembrança, que até hoje é revisitada com muita clareza, foi a precursora de escolhas que norteiam a sua vida.


Hoje, aos 39 anos, Juliana é casada, mãe da Maria (8) e da Flora (7) e adota em casa a prática que deu o nome de “Olhar para o Próprio Lixo”. Uma decisão que trouxe a necessidade de uma rotina de muito respeito e disciplina, muita força para romper com padrões tão enraizados no nosso dia a dia e uma ampliação de consciência sobre o que, de fato, se leva para dentro de casa. “Por que a gente não leva menos para dentro, para ter menos para levar para fora?”, reflete Juliana.

“O excesso gera desperdício”. Conheça a inspiradora história de Juliana, Paulo e as filhas Maria e Flora.

O primeiro passo foi observar a quantidade de plástico, que entrava em sua casa. Aos poucos, ela e sua família foram fazendo substituições. Absorventes e fraldas de pano. Brinquedos de madeira e pano. E que tal substituir um brinquedo por um passeio no parque? Nas festas de aniversário das filhas cada convidado leva a sua canequinha, descartável não tem vez. Dentro do carro sempre carrega um kit com talheres, pratos e copos para que não seja necessário o consumo de plástico, que logo em seguida vai para o lixo e demora, em média, 200 anos para se decompor. O que dá para comprar em maiores potes? O que dá para eliminar? “No começo as pessoas próximas ficavam chocadas com tanta mudança. Mas, ao mesmo tempo, o resultado colhido hoje em dia é muito saudável. É mudar uma história que está sendo construída não a partir do status,” pontua Juliana.


E quando pensamos no lixo que produzimos é fundamental um olhar atento para aquilo que comemos. Como terapeuta ayurvédica há 15 anos, Juliana já morou na Índia e também viveu em ecovilas no Brasil. Experiências que lhe trouxeram um senso de ética, responsabilidade e sustentabilidade, aliadas à culinária, sua grande paixão. À frente do projeto Culinária Instintiva, mostra que é possível romper com padrões que, no final das contas, exigem um custo de vida mais alto, além de incentivar o resgate de receitas e histórias familiares. E faz questão de lembrar, que “o excesso gera desperdício”, por isso, é melhor uma geladeira com menos alimentos; talos e sementes podem e devem ser incorporados nas receitas; mais idas as feiras e menos ao supermercado e se alegra ao contar que em sua casa, as lixeiras estão quase sempre vazias. “Hoje em dia, essas coisas se tornam tão naturais que a gente começa a ter menos trabalho, menos esforço e maior eficiência.”


A postura diante do lixo no chão, ainda criança, foi só a primeira de uma caminhada em busca de mais sintonia com o lugar que ocupa no planeta. “Sinto que estou fazendo o trabalho na minha casa e com minha família, trazendo consciência para as minhas filhas, para que a próxima geração venha com essa consciência avançada. Para que o que parece um retrocesso, seja um progresso nos próximos anos”.


“É olhar para dentro de novo. Quando, realmente, temos as rédeas das nossas vidas, a gente economiza tempo, a gente economiza dinheiro, economiza relações que são desgastantes e acaba abrindo espaço para novas relações,” conclui Juliana. Atualmente, ela e a família deixaram a capital paulista para viverem em Serra Grande, na Bahia.


Cada vez mais, precisamos de posturas mais colaborativas diante da forma como vivemos. A Terra está carecendo de atuações, que equilibrem as necessidades dos indivíduos e da sociedade com o todo. A Biowash acredita que pequenos gestos e atitudes individuais somados podem sim construir um mundo melhor!

FALE COM A GENTE

(11) 4016.4160

vendas@biowash.com.br

ONDE ESTAMOS

Av. Donatelo, 32 - Jarinú/SP

Funcionamento: 2ª a 6ª feira

das 7:30 às 17:00hs

BIOWASH NAS REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

FORMAS DE PAGAMENTO

Todos os direitos reservados para Biowash Industria e Com Imp Exp Ltda - CNPJ: 15.140.856/0001-30  © 2017